Casa Legislativa concedeu o Título de Cidadã Calmonense

1264

Em 1973 o Governo do estado abre um novo concurso para Diretor de Escolas Polivalentes do Estado da Bahia e Dona Isa, aprovada em primeiro lugar assumiu a vaga de Diretora da Escola Polivalente de Miguel Calmon onde ficaria até o ano de 1979.

E foi na condição de Diretora da Escola Polivalente de Miguel Calmon que Dona Isa assumiu a Direção de todo o complexo escolar da nossa cidade e pode imprimir os anos de experiência educacional acumulados, de preocupação e seriedade no trato com a coisa pública e na certeza de que a educação de uma criança é responsabilidade de toda a comunidade, por isso o cuidado desde a alfabetização até o segundo grau. A interação com famílias, credos, culturas.

Para isso Dona Isa trouxe a Escola para perto da Comunidade, abrindo suas portas e transformando seus eventos e comemorações em festas da cidade. Exemplo disso eram as Festas Juninas do Polivalente e suas belas quadrilhas que movimentaram nossas noites juninas, e as que antecederam com os ensaios.

Para o sustento das Escolas ela buscou o comércio num Fundo, gerido com responsabilidade transparência, que permitia que nunca faltasse o material básico no nosso complexo escolar.

Instituiu um conceito de Planejamento Estratégico que buscava não apenas organizar planos de aula, mas discutir metas, por escola, de superação, e no município de inclusão de crianças nas escolas e de superação do analfabetismo, inclusive de adultos. Foram anos muito especiais para Miguel Calmon e Dona Isa recebeu muitas honrarias na Secretaria de Educação pelas metas alcançadas.

Junto com a justiça estabeleceu um projeto de Registro Civil das Crianças para que pudessem frequentar a escola e dezenas foram registradas. Junto com a Igreja planejou as campanhas de um filtro em cada casa e do soro caseiro que eram feitas através das escolas dos distritos. Campanhas que

salvaram muitas vidas.

E muitas outras ações foram implementadas por Dona Isa na nossa cidade.

Aqui seus filhos estudaram, alguns aprenderam desde as primeiras letras, até o nível ginasial. Ela já morava aqui quando nasceram seus 2 últimos filhos. E a sua história se entrelaçou definitivamente com a história da nossa cidade.

Cada munícipe tem uma história a contar dela em sua vida. A cidade de Miguel Calmon tem muito a contar sobre Dona Isa de Castro Dias, uma cidadã lustre.

Por isso, na noite do dia 22 de junho essa Egrégia Casa Legislativa concedeu o Título de Cidadã Calmonense à tão ilustre cidadã. Parabéns Sra. Isa de Castro Dias, nossa ilustre Calmonense!