
1° SECRETÁRIO
Vereador Marcelo Brito
PSD
Nome: Marcelo Souza Brito
Nome: Marcelo Moral
Partido: PSD (Partido Social Democrático)
Mandato: 5°
Votação: 464
Nascimento: 31/12/1976
Naturalidade: Miguel Calmon – BA
Estado Civil: Casado
Ocupação: Empresário
Grau de Instrução: Superior Completo
Telefone: (74) 3627-2181
Email: tapirangamoral@gmail.com
Endereço: Praça Manoel Novaes, s/n Distrito de Tapiranga, Miguel Calmon-Ba | CEP 44723-000
Biografia
Nascido em 25 de julho de 1969 no Hospital Antonio Teixeira Sobrinho na cidade de Jacobina. Filho de pequeno produtor rural, teve sua infância no distrito de Tapiranga, Miguel Calmon, onde estudou e morou até os 10(dez) anos de idade. Em janeiro de 1982 mudou-se para Jacobina para dar continuidade ao ensino fundamental no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, concluindo em 1985. No ano seguinte ingressou na Escola Agrotécnica Federal de Catu – Bahia. Início difícil, pois enfrentava pela primeira vez as regras e as dificuldades de um colégio interno. Mas, comunicativo e de fácil acesso, construiu rapidamente uma boa rede de amizade “época que considera de grande importância para sua afirmação pessoal” e do onde herdou também o carinhoso apelido de Moral. Formou-se Técnico Agrícola no ano de 1988 e retornou a cidade de Jacobina.
Ainda em 1988 casou-se com Stella e teve o primeiro filho Rodrigo no ano seguinte. Teve uma breve passagem na extinta EMATER-BA, mas na busca de algo mais rentável que pudesse dar uma melhor sustentação a sua nova família, comercializou leite, onde coletava o produto na região de Serrolândia e transportava para empresa ALIMBA e para algumas sorveterias em Jacobina. Período próspero e que teve o seu final em meados de 1994, devido a uma grande seca que assolou a micro região nos anos de 1993 e 1994.
Inda no ano de 1994, retornou para Tapiranga e implementou o transporte de passageiros para Jacobina e para Miguel Calmon. Transporte esse que continua a existir até os dias atuais. Em 1997 nasceu o seu segundo filho, Marcelo Filho.
Comunicativo e sempre antenado aos problemas comunitários, incentivou a promoção de diversos movimentos sociais, inclusive a recriação da Associação Comunitária dos Amigos da Vila de Tapiranga, a qual presidiu por dois mandatos. Motivado e vocacionado, foi um pioneiro na promoção do esporte local. Organizou por vários anos as equipeis de futebol do distrito, ingressando inclusive no campeonato municipal de Miguel Calmon, fato inédito para a comunidade de Tapiranga até então, que perdurou por vários anos e com muito sucesso.
No ano de 2000 iniciou sua trajetória política inspirado pelo momento célebre em que vivia o município de Miguel Calmon em relação a situação político-administrativa e também pela grande mobilização de grande parte dos moradores do distrito de Tapiranga. Foi eleito para o seu primeiro mandato com 844 votos, figurando na segunda colocação. Com enumeras conquistas e demonstrando grande amor por sua terra, foi reconduzido quatro anos após para o seu segundo mandato. Eleito com 917 votos foi o vereador mais votado do município nas eleições de 2004. Com grande destaque, foi eleito o primeiro presidente da câmara do nosso município oriundo e morador da zona rural. E com uma atuação dinâmica e marcante, foi reeleito presidente por unanimidade dos votos de seus pares, fato que mereceu destaque da imprensa de toda a região.
No ano de 2006 ingressou na UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) no curso de Tecnologia em Administração de Pequenas e Medias Empresas. Com excelentes medias conseguiu concluir o curso no final de 2008.
Sempre firme em suas bandeiras e suas convicções, incansável nas lutas regionais, foi eleito para o seu terceiro mandato de vereador nas eleições de 2008, postulando o terceiro lugar na classificação geral com 768 votos. Vale ressaltar que Tapiranga foi as urnas com 03 candidatos a vereador, fato que inevitavelmente levou há uma maior divisão dos votos. Porém, com foco em projetos mais arrojados e de maior complexidade, tem sido alvo de grandes elogios pela crítica regional. No mandato em questão, conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos, que era o de levar água em abundância, tratada e de boa qualidade para todas as residências do distrito de Tapiranga. Quando em sua inauguração, contou com a presença de várias lideranças municipais e regionais, inclusive a do Governador Jaques Wagner, secretários de governo, diretores de órgãos regionais, prefeitos, vereadores e muitas outras autoridades.
Incansável na busca de projetos que possa influenciar de forma decisiva na melhoria da qualidade de vida dos munícipes, conseguiu juntamente com o prefeito implementar várias unidades do programa “Minha Casa Minha Vida”, novos Sistemas de Abastecimentos de Água para as comunidades rural do distrito, intermediando várias ações de combate aos efeitos da seca, chegou ao seu quarto mandato de vereador nas eleições de 2012. Mesmo seu partido sendo derrotado na chapa majoritária, ainda assim conseguiu lograr êxito mais uma vez para a cadeira do legislativo municipal.
Nesse mandato, foi exímio fiscalizador tendo defendido várias bandeiras e projetos que buscava o acesso a informação, foi o autor da lei que criou o Portal da Transparência Municipal que obriga os gestores a publicar em tempo real toda forma de execução orçamentária dando total transparência a todos os atos administrativos e processos de pagamentos. Foi o autor também da lei que criou a Corregedoria do município de Miguel Calmon. Sempre atuante junto as contas do município, foi autor de algumas denúncias ao Tribunal de Contas dos Municípios e também ao Ministério Público, denúncias essas que contribuíram para que o gestor viesse a pagar multas e ou ressarcimento aos cofres do município.
Em 2016, submeteu-se mais uma vez à aprovação as urnas e novamente obteve sucesso junto a comunidade calmonense e em especial da região de Tapiranga, foi eleito para o seu 5º (quinto) mandato consecutivo. Com a temperança que lhe é particular, atualmente exerce o cargo de secretário (tesoureiro) na mesa diretora da câmara de vereadores para o biênio 2017, 2018. Vereador de personalidade forte e de convicções definidas, continua a propor projetos arrojados, com foco na transparência, sustentabilidade e preservação dos recursos naturais; recentemente ingressou com o projeto de catalogação, conservação e proteção as nascentes do município.
Continua a residir no distrito de Tapiranga, onde permanece também com o transporte de passageiro para a sede do município e exerce também a função de pequeno produtor rural. Sempre vigilante e propositivo, tem levado muitas demandas a atual administração municipal, visando sempre a melhoria qualidade de vida e o crescimento socioeconômico da sua população.
Confira abaixo as Indicações, Requerimentos e Projetos de Lei do vereador MARCELO BRITO.