RESOLUÇÃO 15/2024.

33

RESOLUÇÃO 15/2024.

 

Dispõe sobre a outorga de Título de Cidadão Calmonense à GIORLANDO LARANJEIRA BARBOSA e dá outras providências.

 

 

O Presidente da Câmara Municipal de Miguel Calmon, do Estado da Bahia, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 35, § 2°, alínea XVI do Regimento Interno, faz saber que o Plenário aprovou e fica promulgado o presente  Decreto Legislativo:

 

Artigo 1º – Fica concedido o “Título de Cidadão Calmonense” à GIORLANDO LARANJEIRA BARBOSA, a concessão da presente honraria se deve ao reconhecimento do povo de Miguel Calmon pelos relevantes serviços prestados pelo pároco à sociedade local, inclusive na zona rural. Paragrafo único. A outorga do Titulo ora concedido se fará em dia pré agendado pela Mesa Diretora, em sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores para este fim.

 

Artigo 2º – Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

Miguel Calmon-BA, 18 de novembro de 2024.

 

ELIANA MARIA V. DE MIRANDA LANDIN

VEREADORA.

 

 

 

JUSTIFICATIVA.

 

 

O Padre Giolando Laranjeira Barbosa é natural da cidade de Ruy Barbosa, nossa Diocese e, desde ainda muito cedo despertou a sua vocação sacerdotal e, assim, aos 17 anos de idade, em plena adolescência, ingressou no seminário com o objetivo de tornar-se padre e, assim, exercer o seu múnus, cumprindo, desta forma, o chamado Superior. Além de sua formação teológica, com especialidade em bioética, graduou-se em Filosofia, especializando-se em filosofia e educação, tendo se tornado Mestre em Teologia (Religião e Educação). Estudioso por excelência, fez doutorado em Teologia (História, Religião e Sociedade), tendo defendido Tese sobre Fenomenologia Moral Henryana. Do alto da sua inquietude eivada da mais alta preocupação com o social, com o ser humano, tornou-se pesquisador da área de Ética, Teologias e Filosofias Morais. É Integrante grupo Internacional de Leitura em Fenomenologia e, ainda de grupos de Estudos em Identidade, Sociedade e Religião, Rio Grande do Sul. Foi ordenado Padre no dia 16 de dezembro de 2012, tendo sido padre das paróquias de Bonito e Utinga aqui também na Bahia. Aqui em Miguel Calmon, pároco desde 2017, liderou com muita dedicação a reconstrução da nossa Igreja Católica, e, com seu espírito de luta, apesar da grandiosidade da obra, não hesitou em coordenar todo o projeto, envolvendo toda a comunidade, e, assim, com a sua liderança, centenas, milhares até, de filhos da Terra, mesmo muitos deles morando distante, não resistiram em fazer suas doações e, ao final, tem-se a nossa Igreja Católica entregue ao povo, o que, além do seu papel primordial, tornou-se um dos mais belos catões postais de Miguel Calmon. Discreto, mas extremamente atuante e benfeitor. Lidera com maestria  os movimentos sociais e as  pastorais da Igreja e, entre elas, a Cáritas que, entre as suas atribuições está a de atender, com campanhas, os seres humanos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Trata-se, pois, finalmente, de um ser humano iluminado e vocacionado não apenas para exercer a sua principal função – líder religioso – que cuida da espiritualidade do ser humano, mas também desenvolve, orienta, lidera, coordena atividades sociais que buscam mitigar as carências materiais dos mais necessitados. Miguel Calmon-BA, 18 de novembro de 2024. ELIANA MARIA V. DE MIRANDA LANDIN – VEREADORA.