INDICAÇÃO N° 29/2021

490

INDICAÇÃO N° 29/2021

 

Senhor Presidente,

Venho através desta indicação, na forma regimental, solicitar ao Sr. Prefeito José Ricardo Leal Requião e Secretária de Saúde do Município o seguinte:

Solicito que seja feita a instalação ou criação de um ambulatório de saúde mental, que ofereça um atendimento psicoterápico individual e grupal a todas faixas etárias, desempenhando assim uma função complementar à atenção Básica, CAPS e toda RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) através do Ambulatório de Saúde Mental ofertando para aqueles que não tem perfil CAPS e nem condições para pagar consultas particulares nessa área, o atendimento devido, pois hoje em Miguel Calmon  não tem um local público para essas pessoas serem assistidas. Por essas razões mencionadas apresento esta proposição. Certo de contar com sua atenção agradeço desde já.

 

Justificativa

 

Diante de toda avalanche de problemas emocionais e psiquiátricos que existem em Miguel Calmon, e em escuta e fiscalização ao Caps de nossa cidade, foi relatado pelos profissionais e pacientes sobre a necessidade de ampliar a Rede de Atenção Psicossocial, além de qualificar e reestruturar os dispositivos já existentes na cidade de Miguel Calmon.

Diante de tudo, o vereador Marlus apresenta este proposição para criar um Ambulatório de Saúde Mental em Miguel Calmon que irá desafogar o CAPS para que o mesmo trabalhe exclusivamente com sua demanda, que são os transtornos mentais severos e persistentes, tendo condições inclusive de intensificar o cuidado com as pessoas que usam álcool e outras drogas e oferecer esse tratamento gratuito e publico para quem não tem condições para pagar consultas particulares e assim diminuir o anseio de muitas pessoas que ficam desassistidas atualmente e ofertando uma alternativa de encaminhamento de outros dispositivos como CRAS, CREAS e outros, que passam pela mesma angústia dos demais órgãos da saúde.

Certo de sua atenção, agradeço desde já

 

Miguel Calmon, 21 de Junho de 2021

 

Marlus Muriel Almeida Andrade

Vereador